A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA PARA A GRADUAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS DISCENTES E MONITORES DO CURSO DE GASTRONOMIA
Resumo
Durante o período de graduação, o curso de Gastronomia propõe o conhecimento de inúmeras áreas de atuação, dentre elas: cozinheiro, consultor, empreendedor, entre outras. Para isso, é de fundamental importância o conhecimento sobre a aplicação da higiene e segurança alimentar, além do planejamento correto do espaço físico e organizacional em um serviço de alimentação, independente das áreas de atuação de um gastrônomo. Logo, o programa de monitoria é importante tanto para os alunos das disciplinas, que estarão aprendendo pela primeira vez o conteúdo quanto para os monitores que estarão revendo e se aprofundando no conteúdo facilitando assim o aprendizado em outras disciplinas. Diante disso, este trabalho busca explanar a importância da iniciação à docência para os monitores e discentes. Com o acompanhamento das aulas e aplicação de diversas atividades com os alunos, como: exercícios de aplicação de conteúdo, grupo de estudo e visitas técnicas, foi possível rever o conteúdo e aprofundar os conhecimentos, o que foi extremamente positivo para aproveitamento em geral dos monitores, já que as disciplinas de Higiene e Segurança Alimentar e Planejamento Físico e Organizacional dos Serviços de Alimentação para o curso de gastronomia são ofertadas, respectivamente, no primeiro e segundo semestre, necessitando-se, portanto, de maior acompanhamento. Devido as aulas e as monitorias ofertadas tornou-se muito mais fácil também para os discentes estudarem, devido ao vínculo entre monitor e aluno, onde os mesmos podiam ter trocas de experiências, por meio de redes sociais ou pessoalmente, criando um ambiente de acompanhamento mais informal, possibilitando em ganhos aprimorados de conhecimento. Sendo assim, é muito importante o programa de monitoria para continuar auxiliando na graduação, e consequentemente na formação de profissionais exemplares.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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