A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRATICAS EM EMERGÊNCIAS BÁSICAS NO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Helio de Souza Peres Junior
  • Iamê Tavares Vale e Melo
  • Gabriele Santana Sá Lima
  • Miqueias Raul Figueiredo
  • Jarbas de Sa Roriz Filho

Resumo

A disciplina de Assistência Básica a Saúde do oitavo semestre do curso de Medicina até o semestre de 2019.1 abordava sobre emergências básicas para o médico generalista. Nesse contexto, o papel dos monitores da disciplina consistia em lecionar aulas práticas, no laboratório de habilidades da Faculdade de Medicina, sobre suporte básico de vida e manejo de vias aéreas que todo médico deve ter segurança. O objetivo principal desse trabalho é analisar o grau de aprendizado e satisfação dos alunos que passaram por aulas práticas semanais e se eles se consideram aptos a realizar tais procedimentos após o final do módulo. Como já citado, semanalmente os alunos eram divididos em subgrupos que passavam por duas estações práticas, uma sobre suporte básico de vida (assistência básica numa parada cardiorrespiratória) e manejo de vias áreas, sendo focado principalmente na intubação orotraqueal (IOT), cada qual com um monitor que demonstrava e posteriormente supervisionava os acadêmicos realizando o treinamento. Ao final do semestre, todos os alunos foram requisitados a responder um questionário avaliando as aulas que participaram, bem como realizando uma autoavaliação sobre os conhecimentos adquiridos, esse questionário foi respondido, majoritariamente, de forma virtual através da plataforma Google docs e posteriormente avaliado com estatísticas básicas. Até o momento 15 alunos responderam ao questionário, destes 11 consideram-se plenamente aptos a conduzir um suporte básico de vida e/ou intubação orotraqueal. 14 alunos consideraram as aulas práticas muito importante para a prática médica e todos consideram que melhoraram seus conhecimentos em alguma das temáticas. Desta forma, conclui-se que a disciplina de emergência e as suas aulas práticas foi de fundamental importância para a formação médica e deve ser um assunto mantido na grade curricular do curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência