A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE GEOPROCESSAMENTO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO

Autores

  • Klinsman Gledson Guimaraes de Araujo
  • Carlos Henrique Sopchaki

Resumo

O projeto “Monitoria de sensoriamento remoto” busca complementar a formação dos alunos de Geografia-Bacharelado, na disciplina de Sensoriamento Remoto, oferecida aos alunos do quarto semestre e, a disciplina de Tecnologias da Geoinformação no semestre seguinte, que ensinam o fundamentos e práticas dos trabalhos com geoprocessamento. A metodologia referente às aulas se dá pela parte teórica onde se explica as bases das tecnologias usadas, tais como a captação de imagens de satélite, e a parte prática onde ocorre a elaboração de diversos produtos cartográficos. Sendo nesta parte prática quando os alunos irão, através do uso de SIG (Sistemas de Informações Cartográficas) elaborar mapas por meio de métodos, semelhantes aos que irão encontrar no mercado de trabalho ao se formarem. Nesta etapa o acompanhamento da monitoria se dá pela participação tirando dúvidas e orientando possíveis erros realizados durante a atividade, garantindo uma maior produtividade das aulas. Também foi disponibilizado um horário além do momento da disciplina, onde os alunos têm auxílio direto do monitor, a fim de realizar novamente as atividades praticadas, garantindo que alunos que faltaram não se atrasarem em relação aos demais, visto a natureza contínua das disciplinas. Desta forma, os discentes ao completarem as disciplinas possuirão um arcabouço para a elaboração dos mais diversos trabalhos, que os guiará durante o restante de suas graduações, visto a grande área de aplicação das ferramentas de geoprocessamento, e também nas suas vidas profissionais, devido esta estar entre as principais áreas de atuação de um geógrafo hoje em dia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência