A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS A PARTIR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR

Autores

  • Ana Victoria Anselmo Nascimento
  • Orleans Alves Parente
  • TÂnia Maria Batista de Lima E Sousa

Resumo

Este estudo tem como intuito analisar e refletir a respeito de que modo as políticas educacionais brasileiras marcaram a trajetória de vida dos alunos do curso de pedagogia noturno da UFC. A disciplina ocorre às sextas-feiras, com um total de 45 alunos, os quais na sua maioria relataram que não tinham afinidade com o conteúdo abordado na disciplina. Desse modo, percebendo o público, o professor estabeleceu como objetivo central do semestre o desenvolvimento e elaboração de um política educacional, tendo como fundo a trajetória escolares, por meio de memoriais como base na produção de Sofia Lerche Vieira (2009), (2000) e (2007), além disso o livro da estudiosa Shiroma (2000). A metodologia utilizada foi aulas dialogadas, as quais os alunos eram sempre questionados a respeito de que políticas, do campo educacional, os atingiram e marcaram a sua trajetória de vida. Os memoriais elaborados pela turma foram analisados e divididos em 3 grupos, antes da primeira LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), depois da primeira LDB e depois da segunda LDB. Entre os memoriais as políticas que mais foram citadas como significativas foi o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o SISU (Sistema de Seleção Unificada) e a LDB. Por meio da leitura dos memoriais foi possível perceber como a turma já encarava as políticas de maneira mais crítica, expondo de que forma elas foram marcantes na sua vida e ressaltando a importância de debater a respeito dessas questões durante a formação de pedagogia. A experiência se mostrou como positiva, pois aproxima o estudante do tema em questão, permitindo uma reflexão mais profunda e realista das políticas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência