A IMPORTÂNCIA DE GRUPOS DE ESTUDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA FUNDAMENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

  • Albert Malveira Santos
  • Luis Gonzaga Rodrigues Filho

Resumo

Pesquisas recentes apontam que um dos fatores mais influentes na evasão dos alunos nos cursos de Engenharia são as dificuldades encontradas nas disciplinas que constituem o ciclo básico, em particular as disciplinas de Cálculo e Física. O bom desempenho nessas disciplinas é fundamental para que o aluno consiga avançar nos semestres posteriores e acompanhar as disciplinas de caráter técnico, científico e profissional. Além disso o ambiente universitário exige uma postura mais ativa, responsável e autônoma por parte dos alunos e muitas vezes ele encontra dificuldades em se ambientar a essa nova realidade. Desta forma foi criado o projeto intitulado Monitoria de Física para Engenharias, o projeto tem como objetivo acompanhar e orientar os alunos, matriculados na disciplina de Física Fundamental do curso de Engenharia Civil de 2019, em suas atividades discentes estimulando a formação de grupos de estudos para um melhor aproveitamento da mesma. A metodologia adotada foi o acompanhamento semanal dos alunos na orientação de exercícios, trabalhos individuais e na execução de estudos em grupo elaborados pelo professor e orientados pelo monitor. Ao longo das atividades foram identificadas algumas dificuldades, por parte dos alunos, na compreensão de determinados conceitos físicos. Será apresentado um histograma do desempenho dos alunos nas avaliações parciais realizadas ao longo do ano letivo em comparação com os dois anos anteriores. Também será apresentado o resultado de um exame, realizado no final do semestre, com objetivo de verificar as dificuldades conceituais dos alunos no conteúdo estudado. Com isso, foram obtidos resultados muito expressivos do engajamento e motivação dos alunos para a permanência no curso, além de estimular o desenvolvimento de habilidades necessárias para o mercado de trabalho, como o trabalho em equipe, tomada de decisões, capacidade de falar em público, dentre outras habilidades essenciais para um bom profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência