A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Mairla Angelo da Silva
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

Sabemos que durante a formação docente a articulação da teoria e da prática se configura um dos maiores desafios encontrados pelos alunos e, é justamente no estágio supervisionado que muitos tem a primeira experiência do fazer pedagógico. O objetivo da pesquisa foi observar como os estudantes vêem a importância dessa atividade e articulam seus saberes com a prática. Durante a monitoria foi observado como os alunos possuem concepções equivocadas do estágio, como sendo apenas o momento da prática, desconsiderando que é o momento de pensar no verdadeiro papel do professor. Isso se dá devido ao fato de que a maior parte das disciplinas da graduação não ultrapassa os muros da Universidade, com isso, os discentes parecem que têm uma bagagem teórica e pouco conhecimento da prática. Sendo assim, muitos desconhecem que o estágio é também um espaço de aprendizagem e não apenas praticar o que aprenderam. Por meio da observação foi possível obter como resultado que o estágio supervisionado é visto como um divisor de águas para muitos discentes, pois é nele que a maioria tem sua primeira experiência na instituição de educação infantil e percebem como é a realidade. Foi possível constatar também que apesar de ser uma atividade muito significativa, inicialmente, os alunos sentem muita dificuldade em aliar a base teórica com o período em que se encontram na escola com as crianças, pois a teoria não ensina o passo a passo para lidar com a diversidade que existe na escola. Essas dificuldades poderiam ser minimizadas se durante todo o curso as experiências práticas fossem mais vivenciadas e discutidas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência