A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE VARIAÇÕES DE CORPOS NO DESENHO DE MODA

Autores

  • Barbara Martins Lemos
  • Marina Carleial Fernandes
  • Júlio César Silva de Castro
  • Francisca Raimunda Nogueira Mendes
  • Joelma Damasceno de Matos

Resumo

O presente trabalho visa estudar as variações de tipos de corpos ditos fora do padrão alto e magro, que os livros de moda acadêmico nos oferece, dentro do curso Design-Moda. Assim, tendo por objetivo estudar outros tipos de corpos na disciplina de Desenho de Moda, cadeira obrigatória do curso Design-Moda. Dessa forma, ampliando o estudo do aluno, visto que no mercado de trabalho, o consumo de roupas ditas fora do padrão tem aumentado nos últimos anos, além também da moda inclusiva, que tem como objetivo melhorar o conforto e a entender as necessidades de se vestir de uma pessoa com deficiência. Para isso, foi realizada em sala de aula, com as turmas da cadeira de Desenho de Moda, uma aula de desenho de moda com corpos diferenciados, sendo feito uma explicação dos diferentes tipos físicos de corpos, além de tons de pele e variações de cabelos. Os alunos poderiam usar outra altura de grade de desenho de moda, este método de grade é utilizado para ajudar no tamanho e proporção, no desenho de moda ele é utilizado para deixar o desenho alongado e magro. Dessa forma, foram feitos exercícios em que os alunos escolhiam algum tipo de corpo, altura e depois era feito as roupas. Além disso, a técnica de pintura era livre, podendo eles escolherem aquarela, marcador ou lápis de cor. Ao final da aula, foi pedido que os alunos escrevessem as suas opiniões sobre a aula, qual o aproveitamento que eles poderiam ter em sua vida acadêmica e profissional. Dessa maneira, por meio das respostas dos alunos foram analisados que o estudo de diferentes tipos de corpos é de grande importância para o aluno de moda, já que fora do curso, no âmbito profissional o mercado plus size, também a moda inclusiva se tem aumentado muito e tendo a necessidade de profissionais da moda que entenda do assunto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência