A IMPORTÂNCIA DO FÓRUM DE AMBIENTAÇÃO EM EAD NA VIDA ACADÊMICA DE ESTUDANTES QUE SÓ EXPERIENCIARAM AULAS PRESENCIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE DIFERENÇA E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Autores

  • Barbara Maria Caetano de Freitas
  • Moíses Freitas Matias
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumo

A experiência do ensino a distância (EaD) traz consigo um universo de possibilidades inimagináveis se comparada a esfera do ensino presencial. No entanto, para que o discente tenha clareza dessas possibilidades é importante conhecer o contexto da EaD ao qual está inserido. Nesse enredo, a disciplina de diferença e enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais, possui 7 fóruns, no qual, o primeiro deles visa possibilitar essa ambientação. Tal adaptação consiste no fornecimento de informações de natureza metodológica que são relevantes para a apropriação, por parte do aluno, desse novo espaço de ensino aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho, tem por objetivo analisar a relação entre a não participação do discente, no fórum de ambientação em EAD, com seu desempenho na disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais. Isto porque, por ser o primeiro fórum a ser realizado, ele acaba por ter baixa participação em virtude de dois fatores, que são a inexperiência em disciplinas a distância e adaptação dos discentes matriculados juntamente com a possibilidade de ingresso de alunos, conforme calendário acadêmico, mesmo após o encerramento deste fórum. Para se realizar a referida análise, foi realizada uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, no qual foi observado quantos alunos matriculados, não participantes do fórum de ambientação, obtiveram resultados não satisfatórios ao final da disciplina. Entende-se como resultado não satisfatório, todo aquele que resultou na reprovação do aluno, quer por desistência ou por obtenção de média final menor que 5,0. O resultado parcial dessa análise, sinalizou um comportamento desnorteado do discente, que o segue até o fim da disciplina, como por exemplo, não participar de todos os deadlines por não ter conhecimento ou simplesmente desistir da disciplina por não se sentir ambientado a esse novo espaço. Em qualquer das situações, o resultado foi o mesmo, reprovação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência