A IMPORTÂNCIA DO MONITOR DE SEMIOLOGIA PARA ADEQUADA PREPARAÇÃO NA PRÁTICA DO EXAME FÍSICO E A CONTRIBUIÇÃO DO OSCE SIMULADO.
Resumo
Uma boa prática na medicina requer um atendimento composto por anamnese e exame físico de qualidade. Durante a faculdade de medicina da UFC, a primeira oportunidade para ter o contato mais aprofundado em condução de um atendimento médico é durante o modulo de semiologia, com a contribuição de professores, monitores e pacientes. O módulo conta com avaliações teóricas e práticas, as últimas sob o formato de Objective Structured Clinical Examination (OSCE) para avaliar a semiotécnica dos alunos que estão ingressando na prática do exame físico. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento sobre a importância das monitorias de semiologia, determinando uma preparação adequada com um aprendizado de qualidade dos estudantes e a importância atribuída por estes ao OSCE simulado para uma adequada semiotécnica. Ao final dos dois semestres de 2019 foi aplicado um questionário com 11 questões nos grupos de alunos de uma monitora que realizou OSCE simulado. Dos 14 alunos que compunham os grupos, 11 responderam ao questionário. Verificou-se que os 11 alunos responderam que as discussões durante as monitorias colaboraram muito com o conhecimento em semiologia. Quando interrogados sobre a importância das monitorias para a fixação do conhecimento, 90,9% do grupo acharam muito importante, 9,1% achou que foram moderadamente importantes e 0% achou pouco ou nada importantes. Sobre a importância do OSCE simulado para um melhor desempenho durante a prova, 100% dos discentes responderam que foi muito importante. Foi interrogado também se durante as monitorias e os OSCE simulados foram tiradas dúvidas e/ou aprenderam sobre formas adequadas de semiotécnica, 100% dos estudantes responderam que aprenderam muito. De acordo com os resultados, conclui-se que as monitorias com simulação do OSCE são extremamente importantes para o melhor aproveitamento do módulo de semiologia, uma vez que contribuem para o aprendizado dos estudantes e para a adequada prática do exame físico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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