A IMPORTÂNCIA DO MÓDULO E DAS MONITORIAS DE SEMIOLOGIA NA FORMAÇÃO MÉDICA NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC - CAMPUS FORTALEZA.
Resumo
A semiologia médica é tradicionalmente considerada uma das disciplinas mais importantes da formação dentro do curso de Medicina. Nesse trabalho, buscou-se analisar a opinião dos alunos egressos do módulo de Semiologia Médica da Faculdade de Medicina da UFC sobre a sua relevância. Objetivos: Avaliar a opinião dos alunos egressos do módulo de Semiologia Médica sobre a disciplina Questionar sobre a importância dos métodos de ensino utilizados no módulo Conhecer a relevância das aulas de monitoria ministradas no módulo Ouvir sugestões dos alunos sobre o que poderia ser melhorado Metodologia: Foi elaborado um questionário na plataforma digital Google Formulários e divulgado aos alunos do curso de Medicina da UFC campus Fortaleza. Foi solicitado que os estudantes que já houvessem concluído o módulo de Semiologia Médica respondessem ao questionário, composto de seis perguntas obrigatórias de múltipla escolha e uma pergunta aberta opcional. Resultados: Até o presente momento, o questionário foi respondido por 28 alunos, dos quais 78,6% consideraram o módulo indispensável para a sua formação médica. Em relação às aulas práticas e teóricas, as primeiras foram qualificadas como indispensáveis por quase 80% dos participantes. As últimas, entretanto, foram avaliadas desse modo por apenas 28,6%. Em relação as monitorias, 42,9% responderam que eram indispensáveis para sua formação médica geral e 28,6% afirmaram que era muito importante. Dentro do módulo, a monitoria foi vista como indispensável em cerca de metade das respostas. Por fim, um participante sugeriu que houvessem mais aulas práticas e menos aulas teóricas. Conclusão: A visão geral do módulo de Semiologia Médica pelos participantes do estudo foi de que sua existência é indispensável para a formação médica, sendo as aulas práticas mais importantes que as teóricas. As monitorias dentro no módulo e de forma geral foram vistas como de alta relevância para a maioria dos alunos e merecem ser valorizadas no módulo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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