A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA "ENSINO DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA" NA VISÃO DOS MONITORES

Autores

  • Lara Almeida de Menezes
  • Marcela de Castro Ferracioli

Resumo

O presente estudo buscou compreender a motivação e a implicação do Projeto de Iniciação a Docência “Ensino do Desenvolvimento e Aprendizagem Motora” pela perspectiva dos monitores. Dessa forma, foi aplicado um questionário, pela plataforma Google Forms, com monitores de semestres anteriores e atuais, totalizando oito pessoas. O questionário buscou investigar a motivação para a escolha do projeto, a quantidade de semestres que foi monitor, as dificuldades encontradas e o impacto da participação do projeto na formação acadêmica. Os resultados, mostraram que 50% dos alunos participaram do projeto por dois semestres, com motivação predominantemente de adquirir experiência e pela identificação na área abordada. Segundo os relatos, 75% dos monitores consideraram a experiência ótima. Além disso, percebeu-se que a maioria dos monitores cursava Bacharelado em Educação Física durante sua participação no projeto, demonstrando atingir diferentes demandas, tendo em vista que o curso de Licenciatura trata de maneira mais intensa a questão pedagógica. Ademais, este Projeto de monitoria implica diretamente na formação dos alunos, estimulando a carreira docente, o desenvolvimento pedagógico e uma maior autonomia dos alunos. Tais resultados apontam para a importância da monitoria na formação de graduandos dos cursos de Educação Física, contribuindo de maneira significativa para sua vida profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência