A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO ENSINO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Emerson Rodrigo Medeiros Lima
  • Joao Wagner Mourao e Silva Filho

Resumo

Com a chegada da tecnologia, que foi mais fortemente usada e amplamente difundida no mundo, a partir da Revolução Industrial, várias áreas do conhecimento tiveram suas pesquisas e práticas diretamente afetadas, sendo o ambiente escolar/universitário, uma delas. Tendo como destaque esse ultimo, pois é notório que os avanços tecnológicos estão sendo cada vez mais frequentes dentro da universidade, seria de grande valia obter informações, por meio dos discentes, de como a tecnologia interfere no seu processo de conhecimento e construção do aprendizado, auxiliando, dessa forma, no seu desenvolvimento acadêmico. O objetivo do trabalho em questão é auferir dados sobre como as melhorias tecnológicas influenciaram o processo de aprendizado do aluno no âmbito do ensino superior e modo de como as mesmas são transmitidas pelos educadores, objetivando maximizar o seu conhecimento e capacitar o indivíduo para sua carreira profissional. A metodologia que foi utilizada para realização da pesquisa desse trabalho foi por meio de uma abordagem quantitativa, com uso de questionários aos discentes, os quais continham perguntas a respeito de como seu processo de aprendizagem foi afetado pelo incremento da tecnologia na universidade, com intuito de ter resultados mais precisos e claros acerca da temática exposta. Ao final, a pesquisa apresenta resultados parciais de que a tecnologia influenciou o modo de aprendizado dos alunos no âmbito acadêmico e junto disso, como a mesma pôde interferir no processo de ensino dos educadores, de modo que contribuísse para o desenvolvimento intelectual dos aluno.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência