A INFLUÊNCIA DAS DISCIPLINAS LIVRES PARA A ESCOLHA DA MONITORIA EM DIFERENTES CURSOS PELO ALUNO-MONITOR, A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E NA FORMAÇÃO DO ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Myllena Santos Silva
  • Vinícius Rabelo Freire de Oliveira
  • Antoniella Souza Gomes Duarte

Resumo

O programa de iniciação à docência (PID) é uma grande oportunidade de crescimento para o aluno. É através dele que as primeiras experiências com a docência chegam de forma orientada. As disciplinas livres, permitem que o aluno tenha uma formação mais completa e que, através do PID, traga novas experiências e conhecimentos do seu curso para a sala de aula. Foi documentado por meio da Autobiografia a importância das disciplinas livres para a escolha da monitoria no curso de Fisioterapia e a importância da interdisciplinaridade, consequente desse processo, na minha formação como aluna monitora e as contribuições da minha formação anterior na disciplina de Histologia Humana do curso de Fisioterapia, revisitando diários de campo e lembranças, para dar relevância às experiências. Nem sempre as disciplinas optativas e obrigatórias são o bastante na formação dos alunos, e as disciplinas livres tem o papel de complementar essa formação. Ser monitor é levar e trazer novas experiências, e quando essas experiências advêm de um outro curso trazem consigo ensinamentos diferentes e complementares para as áreas. Minha monitoria na Anatomia Humana do próprio curso de Educação Física me preparou para os desafios voltados à minha área, dos quais eu trouxe de aprendizados também para os alunos da Fisioterapia, por meio do PID. Além de trazer novas visões tive a oportunidade de levar comigo a experiência da Fisioterapia e complementar minha formação. Além de mim, o outro monitor, da Odontologia, pôde também somar as experiências aos alunos e as minhas, interdisciplinarizando a monitoria em Histologia Humana, transcendendo aos ensinamentos somente da área para o curso, ajudando a formar uma visão mais ampla e crítica que une saberes. Dessa forma, conclui-se que as disciplinas livres têm um papel importante para uma formação mais completa e com visão mais ampla, e que a monitoria em disciplinas de cursos diferentes deve ser incentivada.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência