A INFLUÊNCIA DE AULAS PRATICAS NO ENSINO DE NEUROFISIOLOGIA PARA O CURSO DE DANÇA.

Autores

  • Lilian Macambira Pinto
  • Igor Moreira de Almeida
  • Bruno Viana Pereira
  • Richard Boarato David
  • Camila Ferreira Roncari

Resumo

INTRODUÇÃO:Neurofisiologia pode parecer um assunto distante do cotidiano,inclusive no curso de dança,sendo um desestímulo para o aluno no estudo desse conteúdo e dificultando a aprendizagem.Por isso,o corpo docente buscou uma forma de ensino que mostrasse a importância pratica do assunto e estimulasse o estudo.OBJETIVOS:Avaliar a percepção de alunos do curso de dança sobre a influência de uma atividade prática no processo de aprendizagem.METODOLOGIA:A atividade constou em 6 exercícios dinâmicos sobre Sensibilidade e Equilíbrio em que essas funções foram testadas nos próprios estudantes e correlacionadas com o conteúdo teórico.Os monitores preparam previamente um material contendo 6 perguntas,uma para cada atividade prática,as quais foram marcadas 1 semana após a aula teórica correspondente,dando tempo para que os alunos pudessem ler sobre os temas.Para a condução da atividade,os alunos foram divididos em 3 grupos,cada um com um monitor.Um estudante era voluntário a ser o modelo em cada exercício e após fazia-se uma breve explanação teórica,correlacionando o exercício com a teoria.Ao final,foi distribuído formulários de 5 perguntas para avaliação da atividade,usando o método de likert.RESULTADOS:100%(23 alunos)concordaram que a atividade foi importante para consolidar os conhecimentos sobre sensibilidade e equilíbrio e que foi útil para entender a importância desse conhecimento na prática cotidiana.Além disso,74% concordaram totalmente que a atividade foi um fator de estimulo para buscar entender e estudar mais sobre esses temas,22%concordaram parcialmente e 4% não concordaram,nem discordaram.100%concordaram totalmente que a atividade deveria ser mantida e abranger outros conteúdos.CONCLUSÃO:A atividade mostrou-se uma forma didática de ensino de neurofisiologia para o curso da dança,sendo um fator de estímulo para o estudo e forma importante de aproximar um conteúdo teórico com a vivência prática do dia a dia e com as outras disciplinas do curso de dança.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência