A INTEGRAÇÃO DE SABERES DOS MONITORES DAS DISCIPLINAS DE ESCULTURA DENTAL E DENTÍSTICA RESTAURADORA LABORATORIAL

Autores

  • Monike Martins de Lima
  • Maria Roseline Ramos da Silva
  • Larissa Stefany Brito Nogueira
  • Emmanuel Arraes de Alencar Junior

Resumo

O diálogo entre as disciplinas vistas durante a graduação é fundamental. A construção de saberes integrativos é um diferencial na formação não só do cirurgião-dentista, mas de outros profissionais. Assim, é necessário ressaltar a importância da associação de saberes entre a disciplina de Escultura Dental e Dentística Restauradora Laboratorial, tão importantes no percorrer futuro de disciplinas clínicas. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de troca de saberes entre os monitores da disciplina de Escultura Dental e Dentística Restauradora Laboratorial. Por meio da participação dos monitores das duas disciplinas de aulas cruzadas, foi possível reavivar conhecimentos que seriam melhor passados aos acadêmicos. Alinhar saberes em prol da construção de um conhecimento mais aplicado é tarefa de docentes e futuros docentes, avaliar a necessidade e focar esforços para a otimização das práticas dos acadêmicos é uma boa maneira de prepara-los para o exercício adequado de sua futura profissão. Apesar de Escultura Dental ser uma disciplina obrigatória prévia a Dentística Restauradora Laboratorial, ainda é visto que muitos alunos precisam reforçar seus saberes, visto que a aplicação do que foi aprendido na disciplina anterior é integrado a uma nova prática de uma maneira que eles não haviam realizado. É importante que o reconhecimento de algumas dificuldades dos acadêmicos sejam avaliadas para guiar o monitor no melhor exercício da sua função junto ao docente da disciplina, focando em soluções para os problemas apresentados e integrando saberes acadêmicos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência