A INTEGRAÇÃO DOS MEIOS DE REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE APRENDIZAGEM DE PROJETO ARQUITETÔNICO
Resumo
O processo de projeto é complexo para ser referido como uma sequência linear de atividades, porém, é possível que o projetista desenvolva atividades que lhe auxiliem na conciliação entre o problema inicial e uma boa solução, como a utilização consciente dos diferentes meios de representação ao longo do processo. Lawson (2011) afirma que uma das habilidades do arquiteto deve ser o representar. A relevância do trabalho surge, então, no sentido de apresentar a exploração de diferentes meios de representação como estratégia para lidar com múltiplas problemáticas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia desenvolvida ao longo da disciplina de Projeto Arquitetônico 2, que consiste no uso integrado dos diferentes meios de representação aplicados durante a disciplina, considerando suas diferentes contribuições para a atividade projetual em cada etapa. Como metodologia, a disciplina considerou em seu início o desenvolvimento de discussões em grupo e aulas expositivas sobre o programa de necessidades, a área de intervenção, legislação e estrutura, para o aprimoramento do senso crítico dos estudantes e uma aproximação inicial com o tema a ser desenvolvido. Nas etapas iniciais de projetação, o uso de croquis e maquetes de concepção foi eficiente no sentido de proporcionar uma abordagem mais intuitiva e de trazer maior materialidade à investigação projetual. Após um conceito melhor definido pelos alunos, o uso do BIM mostrou-se eficiente para se chegar a resultados mais precisos e técnicos, como desejado nas etapas posteriores. Os resultados esperados são um melhor desempenho da turma no sentido da articulação das diferentes formas de representar, a fim de atingir tanto um resultado final satisfatório, quanto o desenvolvimento de uma prática de projeto mais fundamentada ao longo do semestre. Nesse sentido, seria possível o entendimento de que diferentes meios de representação garantem um maior embasamento para a tomada de decisões projetuais.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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