A LISE DAS PAREDES DO ENSINO.
Resumo
As células vegetais apresentam as mais diversas morfologias e conformações, podendo ser bem diferentes entre si. No entanto, nas aulas práticas de Biologia Celular, vemos, de maneira geral, células da epiderme de algumas Angiospermas que mantêm um certo padrão de forma. É com base no formato mais comumente observado ao microscópio e no conhecimento adquirido na parte teórica da mesma disciplina que foi montado um modelo em escala de uma célula vegetal. O modelo conta com várias das organelas discutidas e estudadas ao longo da disciplina e busca uma forma didática e acessível de mostrar a organização interna da célula. Contando, inclusive, com relevos específicos para diferenciar as suas partes apenas pelo tato. Isso permite que alunos cegos ou com dificuldades para visualizá-las no microscópio ou para ver as imagens presentes no livro tenham uma ideia melhor da posição relativa das organelas e das suas propriedades, o que é representado pelo seu tamanho, posição relativa e textura. O modelo foi aplicado em uma aula teórica sobre cloroplastos na disciplina de Biologia Celular Geral (CH 0856) para uma turma composta majoritariamente por alunos do primeiro semestre do curso de Agronomia. Ao fim da aula, foram entregados formulários para que cada aluno avaliasse de forma anônima a aula, o modelo e a postura do instrutor. Os 28 alunos presentes responderam os questionários. Neles, 19 alunos avaliaram o modelo como “excelente”, 11 como “muito bom”, 2 como “bom” e 1 como “regular”. Todos os alunos marcaram “sim” para as perguntas: “O modelo auxiliou no aprendizado do conteúdo apresentado?” e “A utilização desse modelo didático tornou mais atrativo o estudo da biologia celular?”.Todos os alunos, salvo dois, marcaram “sim” para a pergunta: “O modelo é de fácil compreensão?”. Considero o modelo fundamental para a melhor inclusão de alunos que sejam impossibilitados de acPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.