A LISE DAS PAREDES DO ENSINO.

Autores

  • Joao Gabriel Leal Martins
  • Rafael Guimaraes Gomes Silva
  • Itayguara Ribeiro da Costa

Resumo

As células vegetais apresentam as mais diversas morfologias e conformações, podendo ser bem diferentes entre si. No entanto, nas aulas práticas de Biologia Celular, vemos, de maneira geral, células da epiderme de algumas Angiospermas que mantêm um certo padrão de forma. É com base no formato mais comumente observado ao microscópio e no conhecimento adquirido na parte teórica da mesma disciplina que foi montado um modelo em escala de uma célula vegetal. O modelo conta com várias das organelas discutidas e estudadas ao longo da disciplina e busca uma forma didática e acessível de mostrar a organização interna da célula. Contando, inclusive, com relevos específicos para diferenciar as suas partes apenas pelo tato. Isso permite que alunos cegos ou com dificuldades para visualizá-las no microscópio ou para ver as imagens presentes no livro tenham uma ideia melhor da posição relativa das organelas e das suas propriedades, o que é representado pelo seu tamanho, posição relativa e textura. O modelo foi aplicado em uma aula teórica sobre cloroplastos na disciplina de Biologia Celular Geral (CH 0856) para uma turma composta majoritariamente por alunos do primeiro semestre do curso de Agronomia. Ao fim da aula, foram entregados formulários para que cada aluno avaliasse de forma anônima a aula, o modelo e a postura do instrutor. Os 28 alunos presentes responderam os questionários. Neles, 19 alunos avaliaram o modelo como “excelente”, 11 como “muito bom”, 2 como “bom” e 1 como “regular”. Todos os alunos marcaram “sim” para as perguntas: “O modelo auxiliou no aprendizado do conteúdo apresentado?” e “A utilização desse modelo didático tornou mais atrativo o estudo da biologia celular?”.Todos os alunos, salvo dois, marcaram “sim” para a pergunta: “O modelo é de fácil compreensão?”. Considero o modelo fundamental para a melhor inclusão de alunos que sejam impossibilitados de ac

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência