A METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PARES DE NERVOS CRANIANOS NA DISCIPLINA DE ANATOMIA BUCOFACIAL

Autores

  • Leticia Barbosa Goncalves
  • Antonio Edson Almeida Abreu
  • Delane Viana Gondim

Resumo

A disciplina Anatomia Bucofacial ministrada no segundo semestre do curso de Odontologia une a compreensão do conteúdo teórico com a análise das peças anatômicas, sendo um grande desafio para os estudantes recém ingressos na UFC. A fim de garantir a autonomia no processo ensino-aprendizagem, bem como promover a cooperação para o trabalho em equipe e o pensamento crítico-reflexivo, foi desenvolvida a Gincana “Dá nos nervos” como meio de aplicar a metodologia ativa entre os estudantes. Desse modo, objetivou-se avaliar, por meio de uma metodologia ativa e em grupo, os benefícios do processo de ensino-aprendizagem, bem como da formação do profissional de saúde. Por isso, foi realizada uma gincana sobre Nervos Cranianos, composta por 20 casos clínicos baseados em artigos da literatura, em que a compreensão do conteúdo teórico-prático era essencial para solucioná-los. A turma de 41 alunos foi dividida em 6 grupos, de forma a promover uma maior interação e troca de conhecimentos entre os membros da equipe. Foi destinado cerca de 5 minutos para discussão e escrita de cada resposta, que ao final, foram corrigidas por outra equipe após a discussão dos casos entre os alunos, os monitores e a professora. A equipe com melhores resultados e os alunos melhores caracterizados pela cor do seu grupo foram premiados. Obtivemos como resultados, que 80% dos alunos considerou a atividade como ótimo meio de fixação do conteúdo teórico. Além disso, 63,3% fortaleceu seu vínculo entre colegas e 83,3% garantiu a eficácia da troca de conhecimentos na equipe. Como pontos negativos, foi relatada a competitividade e a rigidez da correção. No entanto, todas as equipes obtiveram notas superiores à 8.0. Assim, é possível concluir que a aplicação dessa metodologia ativa foi eficaz na construção autônoma e coletiva do conhecimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência