A METODOLOGIA TEAM-BASED LEARNING (TBL) APLICADA NO ENSINO DE CITOLOGIA

Autores

  • BÁrbara Luiza Dantas Costa
  • Ingrid Emilly Carneiro Sousa
  • Rita de Cassia Carvalho Barbosa

Resumo

A monitoria atua como suporte pedagógico para aprofundar conteúdos e solucionar dificuldades em relação ao conteúdo da disciplina. Tendo em vista essa atuação é importante que um monitor conheça acerca de metodologias de aprendizado. Resolveu-se aplicar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Equipe (Team Based Learning – TBL) na monitoria da disciplina de Citologia Aplicada do curso de Farmácia. O TBL é uma forma de aprendizagem colaborativa em passos que consistem em pré-leitura, teste individual, teste em equipe e recursos. O processo de aprendizagem é finalizado com uma conferência para esclarecimento.: Avaliar a utilização do TBL como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de citologia ginecológica. Previamente os alunos receberam materiais de estudo pertinentes ao assunto abordado na atividade do TBL. Um questionário foi aplicado de forma individual e depois para a resolução em equipes. Por fim as equipes fizeram uma pequena competição onde um membro de uma equipe tinha um oponente na outra e quem reagisse mais rápido pegando um objeto e respondesse de forma correta à questão ganhava ponto na competição. Cada questão respondida foi discutida e ao final da competição o assunto foi aplicado de forma clínica. Houve um melhor desempenho dos alunos quando após a discussão em equipes os mesmos responderam novamente na competição. Observou-se também que as notas da avaliação que ocorreu em seguida foram melhores que as notas do semestre anterior para a mesma avaliação onde os alunos compareceram às monitorias apenas com metodologia expositiva. Quando perguntados sobre a aplicação da metodologia, os alunos foram unânimes em relatar que preferiam o método TBL. Os resultados sugerem que o método TBL foi bem aceito pelos alunos, bem como resultou num melhor aprendizado do conteúdo quando comparado à metodologia expositiva. Pode-se então concluir que metodologias onde o aluno é independente no processo do seu ensino-aprendizado devem ser cada vez mais estimuladas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência