A MONITORIA ACADÊMICA E ESTUDO DA DINÂMICA ORGANIZACIONAL À LUZ DAS CONCEPÇÕES MODERNAS: FOCO EM UMA EMPRESA PORTUÁRIA.
Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) utilizam as monitorias para investir em estratégias que lhes permitam conquistar melhores resultados por meio de práticas estimuladoras de aprendizagem ( FRISON, 2016). Nesta perspectiva, buscou-se alinhar a experiência da monitoria aos estudos organizacionais, com base em uma pesquisa em uma empresa portuária. De modo geral, os portos são estruturas que integram uma cadeia logística que movimenta inúmeros setores. No Brasil, são responsáveis por mais de 95% das exportações e de 90% das importações com vantagem competitiva em função da localização e eficiência operacional e integração com os demais elos da cadeia produtiva (CADE, 2017). O estudo em foco busca compreender as práticas da gestão portuária à luz do das Concepções Modernas. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo, mediante coleta de dados por meio de questionários, entrevistas e documentos. Os resultados apontaram que o mercado exterior influencia na dinâmica da empresa, firmando alianças e parcerias com instituições. No quesito gestão estratégica, a empresa tem prezado pelo planejamento, principalmente, na implementação de uma nova atividade. A presença de um benchmarking é essencial para a inovação. Ademais, a responsabilidade ambiental está presente por meio do incentivo à consciência ecológica e comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região. Outrossim, ainda é fornecido um suporte à população local e aos trabalhadores através do Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), como forma de contribuir para a redução das desigualdades sociais e regionais, estimular a integração social e ajudar jovens que vivem em áreas de risco. Por conseguinte, indica-se mais estudos nesse setor a fim identificar mais pontos fortes e pontos que precisam de melhorias.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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