A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE DINAMIZAÇÃO DO ENSINO
Resumo
Um dos desafios da prática educacional é como ensinar um número maior de pessoas de forma eficiente sem cair na armadilha de um ensino massificado e descontextualizado. Com base nas contribuições teóricas de B.F. Skinner e Fred S. Keller para o campo da Educação, foram desenvolvidas atividades e material didático pelos monitores com o intuito de facilitar o processo de aprendizado e a individualização do ensino na disciplina “Teoria da Subjetividade da Análise do Comportamento”. O objetivo do trabalho é apresentar brevemente as atividades e materiais desenvolvidos durante a monitoria e avaliar o seu impacto no desempenho da turma ao final do semestre. Isso será feito através da comparação estatística das notas da turma que teve acesso a esses recursos com as notas da turma anterior na mesma disciplina, que passou por avaliações de conteúdo semelhantes mas teve acesso a um menor número de recursos através da monitoria. Percebeu-se um leve ganho no desempenho escolar, aliado a ganhos qualitativos como a aprovação dos estudantes ao método e menos relatos de ansiedade em relação às avaliações. Concluímos que, embora mais estudos sejam necessários, a monitoria apresenta um grande potencial ainda subutilizado à melhoria do ensino na universidade pois permite um acompanhamento mais individualizado e uma participação mais ativa dos estudantes no processo de aprendizado, sendo capaz de oferecer novos recursos à estrutura universitária.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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