A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO E CAPACITAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Livia Nadia Albuquerque dos Santos
  • Werlen Robson Correia da Costa
  • Bruna Myrla Ribeiro Freire
  • Jurema Barros Dantas

Resumo

O projeto de iniciação à docência oferece, tanto ao monitor como aos alunos abarcados pela monitoria, a possibilidade de encontro com os diferentes semestres da graduação, que, de maneira concomitante, funciona como uma estratégia de inclusão e capacitação. Este trabalho tem como proposta evidenciar a monitoria como instrumento de pertencimento aos discentes e ferramenta relevante na capacitação acadêmica. É possível, nos encontros de aprendizagem coletiva, uma apreensão mais didática do conhecimento por se tratar de alunos, que se diferem apenas por estar em semestres mais avançados, dividindo seu saber e compartilhando suas experiências sobre o curso. Esse compartilhamento entre os pares permite que o aprendizado seja dado de forma mais interativa e construída horizontalmente, dessa forma, todos, independentemente da posição em que se encontra, se sentem convidados e incluídos a construir esse conhecimento em sala de aula e fora dela. Além disso, pode-se discutir em circunstâncias mais confortáveis os assuntos para-além do horário das aulas, assim, aos discentes é permitido se colocar livremente, longe da pressão implícita e a posição estigmatizada de hierarquia do professor. Outrossim, a monitoria dá experiência ao aluno monitor possibilitando que ele desenvolva habilidades no que tange ao planejamento e à organização de atividades a fim de prepará-lo para uma possível carreira acadêmica. Em vista disso, é imprescindível destacar a relevância da monitoria na agregação de valores essenciais para a formação do aluno, tanto para o reconhecimento e fortalecimento de oportunidades no campo do ensino e da pesquisa, bem como na construção de ações diferenciadas no contexto de sala de aula no que se refere ao âmbito das relações e das atividades metodológicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência