A MONITORIA COMO MEIO APROXIMADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DA SUPERESTRUTURA VIÁRIA

Autores

  • Bruno Cavalcante Mota
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira
  • Francisco Lennon Jorge Pessoa
  • Suelly Helena de Araujo Barroso

Resumo

O compartilhamento de saberes e experiência sofre contribuição direta durante a educação superior, onde são desenvolvidas estratégias dialógicas para a construção de conhecimentos entre docentes e discentes, fazendo que ambos se sintam responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo habilidades para sua construção compartilhada. No contexto dessa formação, a monitoria acadêmica ganha relevância devido ao apoio pedagógico que exerce por meio do qual o discente-monitor e o aluno assistido têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos, fortalecer habilidades teórico-práticas e esclarecer dúvidas, sanando alguma limitação inerente à disciplina cursada. A monitoria acaba favorecendo a integração entre teoria e prática, onde cria-se um espaço propício para os questionamentos e revisão de conteúdo, técnicas e procedimentos, de acordo com o plano de ensino. Nesse âmbito, durante a disciplina de Projeto e Construção da Superestrutura Viária, do curso de Engenharia Civil, foi criado um banco de jogos com os conteúdos da disciplina. Ainda foram desenvolvidas aulas de revisão para as avaliações parciais e reservados horários para atendimento particular aos alunos, bem como acompanhamento em práticas laboratoriais. Dessa forma, foi desenvolvido um questionário de percepção para os alunos avaliarem o processo de monitoria, atribuindo conceitos de péssimo a ótimo sobre o sentimento desenvolvido durante a realização das atividades. Também foi avaliada a importância da monitoria no decorrer da disciplina e o impacto dela ao fim do semestre. Sendo assim, foi perceptível que a maioria dos alunos consideraram a monitoria como meio aproximador e que a mesma exerceu impacto positivo no decorrer da disciplina, atribuindo sensações regulares, boas e ótimas para as atividades desenvolvidas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência