A MONITORIA COMO PEÇA FUNDAMENTAL PARA O ACOMPANHAMENTO DISCENTE EM METODOLOGIA CIENTÍFICA

Autores

  • Felipe Machado Gaspar
  • Iara Rafaela Gomes

Resumo

O projeto “A relevância dos estudos epistemológicos e da pesquisa no âmbito da ciência geográfica” tem como um dos objetivos principais incrementar a formação de alunos do primeiro semestre do curso de Geografia, na disciplina de Metodologia Científica, em especial a partir da pesquisa e produção científica. A metodologia utilizada para tanto se desenvolveu sobretudo, com aulas dialogadas e expositivas apresentando os conteúdos que permitem discussões direcionadas a reflexão dos assuntos abordados, extraídos principalmente a partir da leitura, aulas de campo etc. Uma das etapas mais importantes da disciplina é a elaboração dos projetos de pesquisa pelos alunos para que e possa relacionar todas os conteúdos e, nesse momento, a monitoria foi/é essencial para acompanhamento dos discentes. Orientar os debates em grupo, bem como acompanhar, a partir de reuniões semanais, a elaboração do projeto de pesquisa cobrado como atividade final da disciplina foi uma de nossas principais missões. O acompanhamento dos projetos deu-se desde a escolha da temática, a elaboração dos objetivos, detalhamento da metodologia e escolha do referencial teórico. Além disso, estimulamos a leitura acerca das temáticas que envolvem a elaboração de projetos de pesquisa como exercício diário para os discentes. A troca de conhecimentos foi bastante relevante para os alunos, assim como, em especial, para nossa formação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência