A MONITORIA DE CIRURGIA DIGESTIVA E O CRESCIMENTO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A faculdade de medicina, por várias razões, oferece pouco contato prático com a cirurgia e o ambiente de um centro cirúrgico durante a graduação. Uma das consequências diretas desse contexto é a formação de médicos generalistas sem a expertise necessária para a realização de procedimentos cirúrgicos simples, com possível déficit de reconhecer quadros clínicos que necessitam de abordagem cirúrgica. Nesse contexto, a monitoria de cirurgia digestiva surge como uma forma suprir essa lacuna e levar o conhecimento específico de sua área aos alunos da disciplina como incentivo ao conhecimento, ambiente cirúrgico, além da capacitação direta do monitor. OBJETIVOS: o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de um monitor de cirurgia digestiva e como esse ciclo contribuiu para sua formação acadêmica. RELATO: a monitoria de cirurgia digestiva, além de todo o contexto envolvendo o aprimoramento de habilidades didáticas do monitor, está relacionada diretamente ao ambiente cirúrgico e as suas extensões. Como monitor da disciplina, o aluno tem a possibilidade de assistir e participar ativamente de cirurgias do aparelho digestório, com a oportunidade de acompanhar um serviço de referência em transplante hepático na América Latina, situado no Hospital Universitário Walter Cantídio, seja na sala de cirurgia ou em visita aos ambulatórios. Além disso, o aluno tem a oportunidade de seguir linhas de pesquisa dentro da área, participando de possíveis apresentações em congressos e publicações de artigos. O crescimento do monitor, seja em aprendizado de didática, conhecimento prático e teórico de cirurgia além de contato direto com pesquisas de grande porte, ultrapassa apenas seus ganhos curriculares. CONCLUSÃO: a busca por projetos voltados para a cirurgia são uma ótima forma de suprir as lacunas deixadas por uma graduação pouco voltada para esse aspecto.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.