A MONITORIA DE CIRURGIA DIGESTIVA E O CRESCIMENTO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Hudson Martins de Brito
  • Jonathan Barros Cavalcante
  • Eugênio Alves Rolim
  • Jose Huygens Parente Garcia

Resumo

INTRODUÇÃO: A faculdade de medicina, por várias razões, oferece pouco contato prático com a cirurgia e o ambiente de um centro cirúrgico durante a graduação. Uma das consequências diretas desse contexto é a formação de médicos generalistas sem a expertise necessária para a realização de procedimentos cirúrgicos simples, com possível déficit de reconhecer quadros clínicos que necessitam de abordagem cirúrgica. Nesse contexto, a monitoria de cirurgia digestiva surge como uma forma suprir essa lacuna e levar o conhecimento específico de sua área aos alunos da disciplina como incentivo ao conhecimento, ambiente cirúrgico, além da capacitação direta do monitor. OBJETIVOS: o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de um monitor de cirurgia digestiva e como esse ciclo contribuiu para sua formação acadêmica. RELATO: a monitoria de cirurgia digestiva, além de todo o contexto envolvendo o aprimoramento de habilidades didáticas do monitor, está relacionada diretamente ao ambiente cirúrgico e as suas extensões. Como monitor da disciplina, o aluno tem a possibilidade de assistir e participar ativamente de cirurgias do aparelho digestório, com a oportunidade de acompanhar um serviço de referência em transplante hepático na América Latina, situado no Hospital Universitário Walter Cantídio, seja na sala de cirurgia ou em visita aos ambulatórios. Além disso, o aluno tem a oportunidade de seguir linhas de pesquisa dentro da área, participando de possíveis apresentações em congressos e publicações de artigos. O crescimento do monitor, seja em aprendizado de didática, conhecimento prático e teórico de cirurgia além de contato direto com pesquisas de grande porte, ultrapassa apenas seus ganhos curriculares. CONCLUSÃO: a busca por projetos voltados para a cirurgia são uma ótima forma de suprir as lacunas deixadas por uma graduação pouco voltada para esse aspecto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência