A MONITORIA DE LITERATURA PORTUGUESA COMO ESTÍMULO A LEITURA

Autores

  • Deislania Lima Braga
  • Jose Leite de Oliveira Junior

Resumo

Sabemos do desafio que é trazer os alunos para monitoria em outros formatos que não sejam o auxílio para provas e trabalhos acadêmicos. Dessa forma, foi criado, em comum acordo com os quatro monitores de Literatura Portuguesa, um grupo de leitura sobre autoras de literatura portuguesa. Este trabalho tem o objetivo de debater sobre a monitoria de Literatura Portuguesa IV e o grupo de leitura intitulado: “Literatura Portuguesa de Autoria feminina”, criado e efetivado como atividade da monitoria, com o propósito de atrair os alunos para as monitorias e auxiliar em seus estudos das disciplinas de Literatura Portuguesa, visto que o grupo foi ministrado pelos quatro monitores de Literatura portuguesa. O grupo de leitura foi constituído no segundo semestre de 2019, com uma adesão massiva por partes dos alunos das disciplinas e também por alunos iniciantes do curso. A nossa avaliação se deu através da participação dos alunos nas discussões do grupo. Acreditamos que as discussões foram pertinentes e contribuíram para construção de uma visão mais crítica, por parte dos educandos acerca das obras escolhidas. Propusemos, ainda, fazer um contraponto entre o texto literário e a realidade contemporânea, objetivando, com isso, encontrarmos pontos de contato entre épocas literárias diferentes. Consideramos que o trabalho realizado, na monitoria de Literatura Portuguesa IV, ajudou os alunos matriculados nesta disciplina a desenvolverem uma postura crítica acerca das obras escritas por mulheres no decorrer dos séculos em Portugal e a ter um olhar mais sensível pela produção de textos literários de autoria feminina em geral.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência