A PARTICIPAÇÃO DO DISCENTE MONITOR NAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE/EMPRESA NO ENVOLVIMENTO DO CORPO DISCENTE.
Resumo
A disciplina Estágio Supervisionado tem por objetivo fazer o entrosamento na atuação do discente do curso de Ciências Contábeis no mercado de trabalho, proporcionando a realização de atividades práticas nas entidades públicas e/ou privadas, incentivando a participação dos alunos em palestras sobre temas relacionados a profissão. Nesse contexto, a atuação do monitor se torna solícita com o decorrer do semestre, a fim de sanar dúvidas relacionadas as atividades exigidas na disciplina, bem como esclarecendo os prazos e procedimentos, recebimento de relatórios e eventuais intermediações entre os alunos e o docente responsável. A pesquisa tem por objetivo analisar a atuação do monitor na disciplina Estágio Supervisionado, no semestre 2019.2. Foram utilizados relatórios entregues pelos alunos matriculados, alocados em planilhas, e aplicação de questionário distribuído por meio eletrônico. Os questionários foram encaminhados a 30 alunos que permaneceram frequentando a disciplina, obtendo o retorno de 22 questionários. Observou-se que 66,67% dos alunos matriculados na disciplina atuam em empresas do setor privado, enquanto 33,33% em órgãos públicos; 52,38% dos alunos exercem a função de estagiários, 40,48% são empregados contratados e 7,14% são bolsistas da UFC. Quanto ao auxílio prestado pelo monitor e atuação da monitoria na disciplina, em uma escala de concordância, a maioria dos alunos (95,5%) concordaram totalmente que durante o semestre foi satisfatório para facilitação na realização das atividades da disciplina e esclarecimentos de dúvidas, enquanto 4,5% apenas concordam. Quanto à relevância da atividade de monitoria para o auxílio dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas pela disciplina, 90,9% concordaram totalmente que é relevante e 9,1% concordaram ser relevante. Concluiu-se que de acordo com os respondentes da disciplina Estágio Supervisionado, todos ficaram satisfeitos com a atuação do discente monitor no relacionamento Universidade/Empresa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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