A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA PRÁTICA-TEÓRICA
Resumo
Este trabalho relata uma prática docente com alunos matriculados na disciplina Estágio: Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A experiência descrita foi realizada durante o semestre 2019.1, através do Programa de Iniciação à Docência (PID). As atividades realizadas com a turma tiveram como objetivo a promoção de discussões sobre as relações entre teoria e prática na Pedagogia. Ao longo das atividades propostas, buscamos também identificar possíveis mudanças nas concepções dos alunos e os impactos dessas mudanças no decorrer do estágio. Para que a experiência fosse significativa para os discentes, optamos por trabalhar com uma temática que correspondesse às suas necessidades. Para isso, recorremos à tabulação das expectativas quanto à vivência do estágio expressas pelos alunos na primeira aula da disciplina. Nela visualizamos, com clareza, a percepção do estágio como o momento em que eles finalmente podem articular teoria e prática. Decidimos, então, que o tema a ser trabalhado com a turma seria a indissociabilidade teoria-prática na Pedagogia. Fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios e, em seguida, realizamos uma exposição dialogada das contribuições de estudiosos sobre a temática, como Barbosa (2009), Santos & Frison (2014) e Cruz (2012). Finalizamos essa experiência com uma discussão que buscou observar se a percepção dos estudantes quanto à relação teoria e prática permanecia a mesma, depois da apresentação dos autores e das vivências de estágio. Percebemos, no decorrer dos encontros com a turma, mudanças nas concepções dos estudantes a respeito dessas relações. Os conhecimentos prévios apontavam para a ideia de que as disciplinas, em geral, se limitam às teorias, enquanto o estágio é essencialmente prático. As falas surgidas nos momentos posteriores à exposição dialogada, expressaram a percepção de que as práticas pedagógicas são conteúdos das teorias e que não existe teoria desarticulada da prática pedagógica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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