A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Ingredy Barbosa do Nascimento
  • Heulalia Charalo Rafante

Resumo

O presente resumo tem por objetivo descrever sobre a prática docente vivenciada na disciplina de Sociologia da Educação I do curso de Pedagogia noturno. O programa de ensino dessa disciplina é fundamentado por uma teoria pedagógica progressista, a Pedagogia Histórico Crítica (PHC), criada no Brasil por Dermeval Saviani e colaboradores, a partir dos referenciais do Materialismo Histórico e Dialético, principalmente, pelas teorias de Antônio Gramsci. A PHC consiste na reflexão crítica sobre a sociedade, numa relação dialética no processo de ensino e aprendizagem, tendo a educação formal com um dos meios para a emancipação humana e para a superação da sociedade capitalista. A prática docente experienciada possibilitou a imersão nesta teoria pedagógica, a partir das observações em sala de aula, das discussões em grupos durante as aulas, das reuniões de planejamento, da participação em grupos de estudo e pesquisa. Essas primeiras aproximações teóricas e a regência docente, que faz parte do Programa de Iniciação à Docência (PID), constituíram uma experiência complexa e reflexiva, permitindo perceber como a prática docente, partindo de uma Pedagogia crítica, influencia na concepção de sociedade dos estudantes, levando-os a um pensamento crítico sobre a organização educacional, considerando-se as possibilidades e limites da educação formal na sociedade capitalista. Como resultado da participação nessa disciplina, está no aprofundamento das reflexões sobre o fazer docente, buscando uma educação emancipatória e digna para todos, ainda que seja uma construção árdua e paulatina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência