A PERCEPÇÃO DE DUAS TURMAS DE ACADÊMICOS EM FISIOTERAPIA SOBRE A INSERÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA ATENÇÃO BÁSICA - A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DE APOIO
Resumo
Introdução: No ano de comemoração dos 50 anos da legalização da Fisioterapia no Brasil, faz-se mister uma reflexão por parte de alunos e Fisioterapeutas a respeito de nosso papel como agentes promotores de saúde. Sabe-se que, ao longo dos anos, o Fisioterapeuta está intimamente ligado à prática da reabilitação, sendo necessário que se mostre a sociedade a importância desta profissão no contexto da Atenção Primária, atuando nos contextos de prevenção e promoção de saúde. Nesse contexto, é de suma importância que a graduação apresente essa área de atuação tão importante para o aluno, de forma que este possa ter consciência da relevância do seu papel na Atenção Básica. Objetivo: comparar a percepção de duas turmas de acadêmicos de Fisioterapia, que cursaram o módulo de Vivências em Fisioterapia II em anos distintos (2018 e 2019) acerca da inserção do Fisioterapia na Atenção Básica. Metodologia: foi realizada a construção de um material de apoio impresso (apostila) com base em artigos sobre a temáticas e nas Políticas Públicas de Saúde. Este material deveria orientar os estudos para as provas teóricas do módulo e também auxiliar na construção das ações de educação em saúde. Resultados: ambas as turmas concordaram que o material de apoio forneceu subsídio para a realização da prova teórica do módulo (81% em 2018 e 90,5% em 2019), para a construção das ações (71, 4% em 2018 e em 2019) e que a apostila e o decorrer do módulo mudaram as visões do alunos sobre a atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica (100% em 2018 e 95,2% em 2019). Conclusão: com base na leitura do material, nas aulas ministradas e nas práticas realizadas no decorrer do módulo, os alunos conseguiram compreender a relevância da atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica, entendo a singularidade de cada indivíduo e a importância da visão holística.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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