A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA SOBRE A ATIVIDADE DE VISITAS DOMICILIARES NO MÓDULO DE ABS 1

Autores

  • Arthur Silva de Souza
  • Joaquim Tavares Braga Neto
  • Francisco Túlio de Amorim
  • Virginia Oliveira Fernandes

Resumo

INTRODUÇÃO: O módulo de Assistência Básica à Saúde 1 propicia o primeiro contato dos estudantes de Medicina com um paciente durante a atividade de Visita Domiciliar. Os estudantes devem relatar suas impressões sobre a atividade através da construção de um portfólio acadêmico. OBJETIVOS: Analisar de que forma os estudantes compreendem a importância da atividade de Visita Domiciliar na sua formação acadêmica, bem como suas dificuldades e aprendizagens na realização deste processo. METODOLOGIA: Análise de conteúdo de 49 portfólios de estudantes do primeiro semestre de Medicina através da construção de quadro temático pelo método de Bardin. RESULTADOS: Quanto a percepção da importância, os estudantes descreveram a atividade como a melhor do módulo, uma experiência engrandecedora, incrível, única, maravilhosa, dentre outros adjetivos positivos. Além disso, ressaltaram a oportunidade de pôr conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática. Quanto a aprendizagem, destaque para o conhecimento de novas realidades sociais, criação de vínculo com pacientes, aprendizagem sobre doenças, exames físicos, vivências do trabalho do MFC e da Equipe de Saúde, desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Sobre as dificuldades os relatos tratam de ansiedade, despreparo e inexperiência, sentimento de impotência diante dos problemas dos pacientes, nervosismo, vergonha, timidez e falta de orientações precisas sobre a condução da atividade. CONCLUSÃO: A prática de Visita Domiciliar, de acordo com as opiniões analisadas, se constitui como uma importante atividade para a formação do estudante de medicina, que tem a oportunidade de vivenciar logo no início do curso a prática dos profissionais de saúde. Contudo, ressalta-se a necessidade de uma melhor orientação prévia dos estudantes por parte dos professores e monitores, preparando-os técnica e psicologicamente para o contato com os pacientes durante a Visita Domiciliar.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência