A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA ACERCA DA EFETIVIDADE DAS ATIVIDADES EM MONITORIA DE FARMACOLOGIA

Autores

  • Sarah Posso Lima
  • Ana Alicia Sales Ricardo
  • Lucas Marques Vieira
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Farmacologia, do curso de Odontologia, tem como objetivo abordar as principais classes farmacológicas para introduzir aos alunos medicações que serão amplamente utilizadas durante a prática profissional. O principal objetivo do monitor é facilitar o aprendizado, através de metodologias ativas que auxiliem na transmissão de conhecimento de forma horizontal, de acadêmico para acadêmico. Dentre tais atividades, podemos citar a realização de grupos de discussão (GD), revisões do conteúdo teórico e esclarecimento online de dúvidas. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos alunos quanto à participação e efetivadade dos monitores da disciplina de Farmacologia nas atividades teórico-práticas. METODOLOGIA: Foi aplicado um questionário online, com perguntas objetivas e subjetivas, sobre os conteúdos ministrados pelos monitores, para os alunos cursando a disciplina no período de 2019.1. RESULTADOS: A maioria dos alunos responderam corretamente as perguntas dos formulário, com índice de acerto variando de 80% a 100% entre as questões. Além disso, alguns alunos relataram que os conteúdos esclarecidos pelos monitores foram essenciais para o bom rendimento nas avaliações teóricas. CONCLUSÃO: Os alunos da disciplina perceberam os monitores como facilitadores do conhecimento, além de imprescindíveis no processo ensino-aprendizagem. No entanto, ainda há algumas limitações nas atividades de monitoria, como a grande quantidade de atividades relatada por alunos, que sobrecarrega e diminui o rendimento acadêmico em outras disciplinas. Essas limitações devem ser consideradas e avaliadas, a fim de tornar o programa de iniciação à docência mais satisfatório.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência