A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA BÁSICA E APLICADA: A ATIVIDADE DOCENTE ALIADA AO USO DE RECURSOS VISUAIS PARA MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Amanda Cavalcante Leitao
  • Hélio Vitoriano Nobre Júnior
  • Vitória Pessoa de Farias Cabral
  • Amanda Dias Barbosa
  • Gabriela Araújo Freire
  • Helio Vitoriano Nobre Junior

Resumo

Na atualidade, apesar dos avanços da tecnologia e das metodologias de ensino-aprendizagem, vêm-se discutindo questões acerca da preocupação com a qualidade do ensino superior, sendo essa uma problemática que alcança não somente a escala nacional, mas atinge contornos mundiais, devido sua complexidade e características próprias. Logo, o objetivo do presente trabalho, foi através da elaboração e aplicação de questionários, avaliar a importância e satisfação por parte dos discentes quanto ao uso de recursos visuais. A pesquisa teve como sujeitos 32 alunos. O instrumento utilizado para avaliação foram dois questionários. Sendo o primeiro questionário aplicado antes da exibição do vídeo e o segundo logo após a exibição do vídeo, ambos contendo 7 perguntas (2 perguntas buscando entender a visão dos alunos acerca de seu nível de conhecimento e a importância dos vídeos para o seu aprendizado e cinco perguntas objetivas referentes à coloração de Gram). De acordo com os resultados, 56,2% dos alunos consideraram a aplicação do vídeo “muito importante” antes e 78,2% “muito importante” após a exibição do vídeo. Em relação a autoavaliação, 9,4% consideraram “conhecimento satisfatório” antes e 90,6% consideraram “conhecimento satisfatório” depois, reforçando a ideia de que o uso de recursos visuais se mostra bastante promissor como ferramenta de aprendizagem. Em relação as perguntas referentes ao conteúdo, houve uma média de acertos de 75,62% antes, e após a exibição do vídeo a média passou a ser de 96,25% de acertos. Conclui–se que o uso de recursos visuais apresentou um bom desempenho no estudo realizado com os alunos da disciplina de Microbiologia Básica e Aplicada em relação a prática de Coloração de Gram, podendo se estender aos demais conteúdos da disciplina e do curso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência