A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROTOCOLO DE ATENDIMENTO CLÍNICO NA DISCIPLINA DE ODONTOLOGIA ORTODÔNTICO PEDIÁTRICA II

Autores

  • Ana Maria Juca Novaes Ramalho
  • Cristiane Sá Roriz Fonteles
  • Pedro Henrique Moreira Lima
  • Francisco Cesar Monteiro Chaves Filho
  • Juliana Oliveira Gondim

Resumo

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para uma formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Essa permite o crescimento intelectual ao monitor por meio da troca de conhecimentos entre este, professor e alunos monitorados, além de permitir que ele exerça atividades inerente à docência. No presente trabalho foi realizada uma análise com os alunos através de um questionário aplicado sobre a importância das práticas pedagógicas abordadas pelos monitores na disciplina de odontologia ortodôntico pediátrica II no curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará. Neste trabalho identificou-se a importância do programa de monitoria, do aluno monitor no estudo dos alunos, seu suporte no atendimento clinico assim como na confecção de aparelhos ortodônticos na clinica de odontopediatria e a importância e relevância do material didático construído para fins de estudo. Os dados do questionário foram tabulados, e através do programa estatístico SPSS o teste do quiquadrado foi aplicado em variáveis categóricas (p<0,05). Foi Considerado excelente o programa de monitoria e a importância/atuação dos monitores em 69,7%, o suporte no atendimento clinico 71,4% e com 31,2% o suporte na confecção de aparelhos ortodonticos clinico-laboratoriais. Desta forma, ressalta-se a importância desta atividade acadêmica junto aos alunos monitorados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência