A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE UMA AULA EXPOSITIVA

Autores

  • Alexandre Soares de Mesquita
  • Marina Mara Sousa de Oliveira
  • Michael Douglas Ribeiro Sales
  • Nasliene Dantas Maciel
  • Matheus de Sousa Silva
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

Introdução: A aula teóricos/expositivas é usada por professores para transmitir conteúdo, sendo um dos instrumentos mais utilizados. Nos últimos anos, sua eficiência tem sido questionada no aprendizado. No entanto, grande parte dos cursos da área de saúde ainda fazem seu uso. No curso de medicina da Universidade Federal do Ceará as aulas teóricas têm uma extensa carga horária na grade curricular. Considerando a importância da qualidade do ensino no curso de medicina e a predominância dessas aulas, é relevante analisar a percepção dos discente sobre elas. Objetivo: analisar a percepção dos estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará sobre os aspectos de uma boa aula teórica. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na Universidade Federal Ceará, no período de um mês. Participaram das entrevistas dois alunos de cada um dos 8 semestres iniciais. A obtenção dos dados se deu por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado. Resultados: A discussão proposta neste trabalho apoiou-se sobre a análise dos dados colhidos. Nos estudos, nota-se que o professor é tido como o mais importante mediador da relação aluno-objeto de estudo, e que para essa relação, é importante que exista uma via de comunicação entre ambos. Para isso, os pontos destacados são: clareza e objetividade, uma dinâmica em que a turma participe da aula, e o sistema de feedbacks, por meio do qual o professor possa tomar conhecimento das impressões da turma. Outrossim, tem-se a utilização de recursos didáticos como adjuntos das aulas expositivas, como o método de “pré e pós testes”, colocado por parte dos entrevistados. Ainda nesse estudo, foi visto que, quando é possível integrar o conteúdo teórico com a prática, este é melhor assimilado. Conclusão: existe uma série de limitações na aulas expositivas tradicionais empregadas na instituição, o que ocasionou as queixas apontadas pela maioria dos entrevistados. Demonstrando assim, a necessidade de reavaliação das formas de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência