A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA QUANTO ÀS METODOLOGIAS APLICADAS EM SALA DE AULA
Resumo
A disciplina de Contabilidade de Custos apresenta relevantes conhecimentos para formação do futuro profissional contábil, visto que é através dela que se estabelece o primeiro contato dos discentes com a contabilidade gerencial. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes sobre a metodologia da disciplina em sala de aula. Paralelo a isso, a pesquisa apresenta como objetivo específico comparar as metodologias distintas de ensino das disciplinas de Contabilidade de Custos e de Administração Financeira, através de um estudo com alunos que cursaram ambas disciplinas com a mesma docente. O estudo é de natureza qualitativa, e se classifica como descritivo. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um formulário da ferramenta Google Drive, buscando entender o perfil dos entrevistados e o que eles pensavam a respeito das metodologias das disciplinas. O estudo foi realizado com os discentes matriculados na disciplina de contabilidade de custos do curso de Ciências Contábeis e Administração. A análise de dados foi feita através do programa Microsoft Excel® e como principais resultados, tem se que: 93% dos estudantes acreditam que a dinâmica das aulas expositivas, utilizando-se de estudos de caso, é adequada ao ensino da disciplina, enquanto 7% entendem que esse método não associa a teoria e a prática. Quanto ao objetivo específico da pesquisa, 76% dos entrevistados acredita que a metodologia aplicada na disciplina de contabilidade de custos, com aulas expositivas, é melhor para o aprendizado dos elementos estudados na disciplina. Dessa forma, percebeu-se com esse estudo que a metodologia e didática utilizadas em sala são adequadas para a compreensão dos conteúdos estudados e também acrescentam conhecimentos relevantes para o início de uma formação gerencial dos aprendentesPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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