A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE MONITORIAS ONLINE NO MÓDULO DE PATOLOGIA GERAL

Autores

  • Joao Marcelo Gomes Botelho
  • Bernardo Gabriele Collaço
  • Isabelle Lima Feitosa
  • Lucas Nogueira Lemos
  • Fernanda Capelo Barroso

Resumo

INTRODUÇÂO: A dificuldade de conciliar grade curricular e atividades da monitoria na graduação de Medicina é um problema, visto ser um curso com carga horária integral. Além disso, um fato perceptível nas gerações atuais, é a demanda de novos métodos de ensino-aprendizagem. Surge a opção, então, de se realizar monitorias online, através de videoconferências. OBJETIVOS: Avaliar a percepção dos alunos sobre monitorias online. METODOLOGIA: Uma atividade sobre Carcinogênese e Angiogênese através da plataforma online Go To Meeting foi realizada para 80 alunos da disciplina de Patologia Geral. Consistiu em revisão de assuntos abordados em sala, com esclarecimentos em tempo real. A gravação da aula foi disponibilizada para os alunos. No final do semestre, foi aplicado um questionário, com perguntas referentes à monitoria e à metodologia utilizada. RESULTADOS: Dos 80 alunos da sala, 50 preencheram o questionário, dos quais 19 assistiram a monitoria, 8 ao vivo e 11 assistiram a gravação depois. 39 alunos concordam totalmente e 9 parcialmente que falta de tempo é uma grande dificuldade para realização de monitorias. Dos 31 alunos que não assistiram, 14 não o fizeram por falta de tempo, 7 por estar ocupado, 6 por esquecer, agravos de saúde ou por sentir-se confiante do assunto e 4 não responderam. 10 alunos relataram prejuízo da metodologia online em relação à presencial, por menor interação, timidez para tirar dúvidas, falta de tempo e dificuldade em se concentrar. 42 relataram benefício, por flexibilidade, comodidade e possibilidades de parar e de reassistir. Foram sugeridas melhorias, como questões ao final e maior interação com os alunos. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que as monitorias online podem auxiliar certas dificuldades dos estudantes, e que deve-se estimular o seu uso e melhorá-lo, por meio do feedback dos estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência