A PLATAFORMA EDMODO COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO E VEICULAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO A DIST NCIA

Autores

  • Levi da Silva
  • Vanessa Ellen Cacau dos Santos
  • Priscila Barros David

Resumo

Os avanços tecnológicos têm proporcionado a emergência de importantes recursos interativos no contexto da Educação a Distância (EaD). Entretanto, dessa progressão emergem problemas específicos relacionados ao manuseio desses recursos por parte do professor. Muitos desses problemas envolvem a produção de material didático multimídia, devido ao pouco conhecimento dos docentes sobre ferramentas para a elaboração e veiculação de conteúdos para cursos online. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a elaboração e publicação de um curso online na plataforma digital Edmodo. O curso intitulado Videoaulas para a EaD visa propor soluções acessíveis para professores interessados em construir videoaulas mediante o uso de ferramentas gratuitas de criação e edição de conteúdo. O projeto foi executado como trabalho final da disciplina de Fundamentos de Material Didático para a Educação a Distância do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais da UFC. Como parte das atividades de elaboração do curso foram criados: o plano de curso, sua identidade visual, o conteúdo de cinco aulas no formato de Apresentações do Google, um vídeo sobre o processo de produção e edição de uma videoaula e atividades de avaliação da aprendizagem. A publicação dos conteúdos na plataforma Edmodo deu-se por meio dos recursos de Postagens, Pastas e Pequenos Grupos. Como resultado, constatou-se que o Edmodo pode ser usado para a produção e veiculação de material didático para a EaD. Entretanto, para agregar interatividade e outros recursos ao curso online é preciso lançar mão de outras ferramentas, como é o caso da ferramenta de Apresentações do Google para a publicação das aulas. Conclui-se, portanto, que o uso do Edmodo como ferramenta para a veiculação de cursos para a EaD requer um planejamento prévio para a análise de suas potencialidades e limitações, associadas ao conhecimento de ferramentas adicionais que viabilizem a execução do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência