A PLATAFORMA INSTAGRAM COMO FACILITADORA NO ENSINO DA OFTALMOLOGIA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Patricia Karline Rojas
  • Ana Carolina Parahyba Asfor
  • Katarina Maria Brasileiro Leal
  • Jailton Vieira Silva

Resumo

Introdução: O ensino da oftlmologia durante a graduação em Medicina enfrenta diversos desafios, dentre eles o curto tempo disponivel e a falta de interesse por parte dos alunos. Porém, conceitos básicos nessa area são essenciais para a formação médica, já que muitas das queixas em emergências e consultórios são oftalmológicas. Nesse sentido, a utilização de novas ferramentas que facilitem o aprendizado é muito promissor. A monitoria de oftalmologia busca sempre novas ferramentas, que facilitem o ensino e desenvolvam o interesse pela oftalmologia no curso de medicina da UFC. Objetivos: Analisar a opinião dos alunos do oitavo semestre de 2019.2, sobre o uso do “Instagram” como ferramenta de ensino e como influenciador no aprendizado e rendimento dos avaliados. Metodologia: Durante um semestre do ano de 2019, foram realizadas revisões no Instagram. Nele, eram publicadas questões e pontos-chave de cada patologia ministrada em aula. Além disso, as duvidas também poderiam ser solucionadas pela ferramenta. A partir disso, foi realizada uma análise quantitativa dos dados obtidos de questionário online semiestruturado, contendo 08 perguntas de múltipla escolha e seleção múltipla. A amostra foi composta por 22 estudantes. Resultados: A maioria dos participantes (85,7%) relataram que acessaram o “Instagram” da monitoria, 100% dos que não acessaram não possuiam a ferramenta. Enquanto que 38,1% refere não ter comparecido a monitoria presencial, grande parte por falta de interesse e de tempo(60%). Em relação a contribuição no ensino, 57,1% referiram que a via virtual foi eficaz, comparado a 47,6% da aula presencial. Acerca das facilidades oferecidas pelo “Instagram”, todos (100%) selecionaram o item “podiam acessar em qualquer lugar” e (93,3%)“não precisei sacrificar meu almoço”. Conclusão: Conclui-se que o “Instagram” é uma ferramenta que além de facilitar a participação dos alunos nas aulas, representa um avanço na metodologia do ensino da oftalmologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência