A PRESENÇA DO LÚDICO NA DISCIPLINA AK0008 - LEVANTAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS E SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES

Autores

  • Carolina Souza de Castro
  • Monique Mourão Pinho
  • Raul Shiso Toma

Resumo

A disciplina de Levantamento e Classificação de solos é muito importante para os estudantes, pois conhecer o solo é a base para manejá-lo da melhor maneira possível na agricultura. Pensando em uma forma diferente e lúdica dos estudantes fixarem e até se interessarem mais pelo conteúdo da disciplina, o objetivo do trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre todo o conteúdo passado na disciplina. As perguntas abordaram os temas de atributos diagnósticos, horizontes superficiais e subsuperficiais, classes dos solos e o conteúdo de levantamentos. Para a aplicação do jogo em sala, a turma foi dividida em equipes, e contou como uma atividade extra valendo nota, onde a equipe vencedora ganharia 10, a segunda 9 e assim sucessivamente. Após o jogo, aplicou-se um questionário de avaliação. O jogo foi aplicado em dois momentos, o primeiro foi uma semana anterior à primeira avaliação, portanto só foi abordada as perguntas sobre o conteúdo desta avaliação. Nesse primeiro momento, o questionário pedia sugestões aos estudantes para melhorar o jogo, dentre as mais sugeridas foi que todas as perguntas tivessem alternativas. Em um segundo momento, o jogo foi aplicado uma semana antes da última avaliação parcial, este já havia sido modificado e corrigidas algumas falhas que foram encontradas nas perguntas. A metodologia de aplicação da atividade foi a mesma anteriormente e um segundo questionário de avaliação foi aplicado. Em geral, 83% dos estudantes avaliaram a atividade como excelente, 71% considerou que a atividade ajudou muito no aprendizado da disciplina. Quanto ao grau de dificuldade apenas 8% consideraram a atividade fácil, 46% consideraram difícil a muito difícil. Ao final foi perguntado se a atividade deveria continuar na disciplina, 100% dos estudantes responderam que sim. Com isso, foi viso que a atividade além de estimular os estudantes a estudarem, possibilitou que eles fixassem o conteúdo, o que ajudou no rendimento da avaliação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência