A QUANTIDADE DE SONO NÃO INFLUENCIOU A NOTA DOS ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DUAS PROVAS.

Autores

  • Beatriz Martins Ferreira
  • Lívia Rodrigues Vieira
  • MÁrio AntÔnio de Moura Simim

Resumo

O sono tem fundamental importância na manutenção dos aspectos psicológicos e fisiológicos do nosso corpo. Variações na quantidade de sono podem acarretar desempenho negativo em vários aspectos e interferir na saúde. O objetivo do estudo foi investigar se a quantidade de sono influencia a nota dos alunos de Educação Física. O estudo foi realizado 44 estudantes matriculados na disciplina de Educação Física Adaptada do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará. Perguntamos aos alunos quantas horas de sono o aluno teve no dia da prova. Coletamos os dados relacionados às duas últimas provas aplicadas no semestre de 2019.2. Para a realização deste estudo consideramos apenas a quantidade de sono dos alunos e a suas respectivas notas. A análise de dados foi utilizado estatística descritiva (média e desvio padrão) e correlação de Pearson. O tempo de sono médio foi de 5,3±1,5 (Prova 1 = 5,2±1,5 / Prova 2 = 5,5±1,6) horas. A média das notas dos alunos foi de 5,7±1,7 (Prova 1 = 4,9±1,8 / Prova 2 = 6,5±1,2) pontos. Encontramos fraca correlação (r = 0,002; p = 0,987) entre quantidade de horas de sono e nota nas provas. Quando analisamos separadamente as provas, encontramos correlação moderada (r = 0,059; p = 0,704) entre as variáveis da Prova 1. A prova 2 apresentou relação fraca e negativa entre as variaveis (r = -0,200; p = 0,197). A relação entre quantidade de sono e nota dos alunos não está clara e necessita de mais estudos. Além disso, parece existir outras variáveis intervenientes nesse processo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência