A REALIZAÇÃO DE MINICURSOS NA MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA: VOCÁBULO
Resumo
Este estudo busca apresentar resultados da realização de minicursos na monitoria da disciplina de Língua Portuguesa: Vocábulo, a fim de ressaltar a relevância dessa metodologia no programa de monitoria e de incentivar o interesse dos alunos ao estudo desse campo da Linguística. Ao tomar como parâmetro a comparação de notas atribuídas aos alunos nesses minicursos, visa-se, assim, indicar o rendimento obtido por todo o processo. Para isso, foram realizados dois minicursos, por semestre, referentes às principais áreas da disciplina, Morfologia e Morfossintaxe, em que houve a aplicação de pré e pós-testes, abordando as mesmas questões nas avaliações e considerando apenas as médias dos alunos (oitenta e seis) que realizaram os dois minitestes, baseando-se nas ideias avaliativas de Chianca (2001), pela avaliação marco-zero, e de Marino (1998), pela avaliação de impacto. Essas avaliações foram desenvolvidas, especialmente, para as turmas dos períodos 2019.1 e 2019.2, escolhendo-se os principais pressupostos teóricos e metodológicos da disciplina, a partir de autores e de conteúdos selecionados, como Câmara Jr. (2015), Duarte e Lima (2003) e Monteiro (2002), que garantissem uma visão ampla, contextualizada e crítica dos alunos sobre cada tema, a partir de discussões aprofundadas sobre cada texto. Foram realizados, então, aulas expositivo-dialogadas, elaboração e resolução de exercícios e jogos e dinâmicas que promoviam a interação e a fixação do conteúdo. Comparando as notas atribuídas antes e depois dos minicursos, após a a média aritmética das notas dos alunos por semestre, pôde-se perceber os alunos apresentaram um bom rendimento nos pós-testes, nos semestres supracitados, visto que os oitenta e seis alunos apresentaram crescimento nas notas, demonstrando, portanto, a eficácia e a importância da ministração de minicursos e do acompanhamento pedagógico do aluno para a disciplina de Língua Portuguesa: Vocábulo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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