A RELEVÂNCIA DE UM MINICURSO DE AVALIAÇÃO TEXTUAL PARA GRADUANDOS EM LETRAS NA MONITORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA: TEXTO E DISCURSO
Resumo
Como afirma Marcuschi (2008), hoje é um consenso entre linguistas que o ensino de língua deve dar-se através de textos. Essa é uma orientação central dos PCN’s e da atual BNCC. Nesse contexto, o presente trabalho busca suscitar algumas reflexões sobre a relevância da aplicação de um minicurso de avaliação textual para graduandos em Letras no âmbito da monitoria da disciplina de Língua Portuguesa: Texto e Discurso, dada a expressiva demanda do mercado educacional por profissionais de Letras para atividades de ensino de produção e correção de redações do ENEM e de vestibulares. Nesse percurso, o monitor planejou e aplicou um minicurso, intitulado “Aspectos da Produção e da Avaliação de Textos Dissertativo-argumentativos”, cujo conteúdo programático abordou as cinco competências da Redação do ENEM sob três olhares: o primeiro, da Linguística Textual, como concepção teórica; o segundo, do aluno do ensino médio, enquanto produtor; e o terceiro, do graduando em Letras e professor, enquanto avaliador. O minicurso teve duração de oito semanas, entre os meses de setembro e outubro de 2019, e alcançou um público de 42 inscritos. A metodologia utilizada consistiu em uma articulação entre encontros presenciais teóricos, para a discussão dos processos de avaliação textual, e atividades virtuais práticas, para aperfeiçoar o desempenho dos participantes nas correções, aliando, assim, teoria e prática. Durante os encontros presenciais, os alunos manifestaram uma série de dúvidas quanto ao ensino de produção textual e ao processo de avaliação de textos. Não somente sobre os conteúdos, os cursistas apresentaram dúvidas e compartilharam experiências pessoais sobre diversas situações de correção de redações pelas quais já haviam passado, positivas e negativas, presenciais e virtuais. Vê-se, portanto, que o minicurso contribuiu para aprimorar a formação docente do monitor e dos demais estudantes, atuando na preparação de ambos para as atuais oportunidades do mercado de trabalho da área.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.