A RELEVÂNCIA DO MONITOR NO ENSINO DE FILOLOGIA

Autores

  • Renato Souza Lopes
  • John Kepler Aguiar Martins
  • Roberto Arruda de Oliveira

Resumo

No contexto deste trabalho procurou-se estabelecer como os alunos percebiam a relevância do monitor acadêmico em disciplinas de graduação, além de, especificamente, buscar explicitar qual seria a importância do estudo em filologia para a formação discente. Como instrumentos metodológicos, foram utilizados registros de diários de campo, observações dos participantes nos grupos de estudos, registros das participações em sala de aula, entrevistas com os alunos e aplicação de questionário com os alunos e monitores. Os resultados mostraram que a presença do monitor provoca impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem do aluno, trazendo engajamento na disciplina, maior desempenho nas notas e aumento na qualidade dos estudos do discente, já o estudo em filologia se mostrou extremamente produtivo, principalmente aos alunos que se interessavam em aquisição de linguagem, aumentar o repertório em língua estrangeira e até mesmo em língua portuguesa. Já o monitor acelera os seus estudos relacionados à disciplina, envolvendo-se mais com ela, gerando novas conexões na aprendizagem e podendo vivenciar um pouco mais a experiência docente. Além de ser mediador, pois a interseção entre professor e aluno gera essa integração no processo ensino-aprendizagem, a monitoria traz um bem à tríade docente (professor-monitor-aluno) ocasionando uma boa relação de ensino-aprendizagem na universidade. Dessa forma, foi possível perceber durante a pesquisa a suma importância do monitor acadêmico durante a graduação, tanto para a formação de outros discentes como para a própria formação enquanto profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência