A RETENÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DOENÇA RENAL CRÔNICA NOS ALUNOS DE MEDICINA CONCLUDENTES DO MÓDULO DE NEFROLOGIA

Autores

  • Renan Mourao Ribeiro
  • Giovanna Karen Colares de Menezes
  • Gabriel Gomes Lobo Barros
  • Lucas Lobo Mesquita
  • Lucas Fernandes Ferreira
  • Elizabeth de Francesco Daher

Resumo

Introdução: A doença renal crônica (DRC) constitui um problema de saúde pública mundial, sendo uma enfermidade comumente encontrada na prática de médicos de quaisquer especialidade, não apenas Nefrologistas. A prevalência tanto das formas mais iniciais quanto da Doença Renal de Estágio Terminal (DRET) tem crescido globalmente. Além da significante morbimortalidade e do sofrimento dos pacientes e de seus familiares, a DRC, principalmente grau DRET, gera um gasto significativo de recursos pelo SUS. Objetivos: Com esses dados, esse estudo tem objetivo de avaliar o grau de conhecimento quanto a identificação, classificação e manejo desses pacientes, dos alunos a partir do 6º semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já concluíram a disciplina de nefrologia. Foi elaborado um questionário online pela plataforma Google Forms contendo 5 perguntas que abordam assuntos indispensáveis que um aluno deveria saber de DRC. 48 alunos de 3 semestres diferentes responderam o questionário. Resultados: Foi encontrado que, 100% realizaram o atendimento ambulatorial de pelo menos um paciente com DRC durante o módulo de nefrologia, 83,3% já atenderam um paciente com DRC em outro modulo da faculdade. 75% dos alunos se disseram confiantes em saber conduzir um paciente com DRC, 95,8% acertaram as principais causas da DRC, 91,7% acertaram como se faz a prevenção da progressão da DRC, 70,8% responderam corretamente sobre todas as manifestações da DRC em estágio avançado. 50% dos alunos disse que encaminharia o paciente para o nefrologista a partir do grau 3a e 50% encaminharam apenas quando o paciente se apresentasse num estágio avançado. Conclusão: Esses resultados mostram que módulo de Nefrologia na UFC foi bastante útil para o a formação dos alunos que passaram, de modo que os tornou mais capacitados a entender melhor todas as etapas do cuidado dos pacientes com DRC, que tem se tornado cada vez mais prevalente em nossa população.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência