A SEMIOLOGIA COMO UM CAMPO PRÁTICO DA MEDICINA E A NECESSIDADE DE ESPAÇOS FÍSICOS PARA AULAS PRESENCIAIS
Resumo
Introdução: A semiologia como área de estudo eminentemente prática necessita de uma abordagem prioritariamente voltada para a coleta de casos e execução de manobras semiológicas. Todavia, para que esse fluxo de conhecimento seja adequado, é necessário um ambiente adequado para a ocorrência das aulas, tendo em vista a necessidade de integração entre a clínica e a ferramenta semiológica para a total compreensão do conteúdo. Objetivos: Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância de um ambiente adequado para serem discutidos os assuntos referentes a disciplina de Semiologia Médica. Tanto a abordagem fisiopatológica de diversas doenças quanto a explanação prévia de manobras semióticas necessita desse espaço. Metodologia: Foi realizado um questionário para turmas que já finalizaram a disciplina. O questionário se resume a 3 perguntas objetivas: “Em que situações você considera que o ensino da Semiologia Médica tem maior eficiência?”; “Você considera que a falta de local adequado para o ensino da Semiologia Médica prejudicou seu aprendizado de alguma forma?”, nessa opção foi disponibilizado um espaço para descrição; “Assinale as opções que correspondem, na sua opinião, aos benefícios de aulas presenciais em Semiologia Médica”. Resultados: Foi evidenciado em maioria que o ensino da semiologia tem maior eficiência com coleta de casos com os pacientes e aulas práticas sobre manobras semiológicas. Cerca de 57,1% consideram que a falta de local adequado para o ensino da semiologia prejudicou o seu aprendizado, atribuindo-se ao ambiente desfavorável, em suma. Os benefícios relacionados a aulas presenciais em sua maioria se concentram na relação entre o tutor, aluno e paciente, assim reiterando a importância de aulas práticas. Conclusão: Os dados coletados demonstram que as aulas práticas são de extrema importância para o ensino da Semiologia Médica, mas carecem de espaço adequado para a ocorrência das aulas e o ensino das manobras semiológicasPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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