A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA COMPLEMENTAR NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL

Autores

  • Gabriel Edval Araujo da Silva
  • Aristea Ribeiro Carvalho
  • Alexandre Simoes Nogueira

Resumo

O uso de metodologias alternativas como facilitador do processo ensino-aprendizado tem se tornado uma prática cada vez mais comum, e isso ocorre porque as técnicas clássicas expositivas já não têm despertado o mesmo interesse nos alunos de graduação. Dentro dessas metodologias, há a aprendizagem baseada em problemas ou problem based learning (PBL). O PBL é um método que se baseia no aluno como foco do ensino, e consiste na problematização de determinado assunto trazendo situações-problemas rotineiras para o contexto do conteúdo abordado. Dessa forma, esse estudo objetiva relatar a experiencia da utilização do PBL na monitoria da disciplina de cirurgia bucomaxilofacial. Nas monitorias expositivas da disciplina, são apresentadas situações-problema com situações pertinentes ao conteúdo abordado, mostrando fotografias clinicas e dados sobre o caso clínico. A importância dessa técnica está no fato que quando se problematiza, há um estimulo para análise crítica de um assunto, dessa forma, os alunos deixam de ser apenas expectadores, a partir do momento que buscam soluções para determinado caso através de uma reflexão profunda do assunto e discussão com os demais alunos da disciplina. Dentre as vantagens estão a aquisição ativa do conhecimento, melhoria do trabalho em grupo e na comunicação. Essa metodologia, tem se mostrado uma técnica efetiva para o aprendizado dos alunos, pois tem os estimulado a buscar respostas para os problemas que podem ser encontrados no cotidiano do profissional e os deixa melhor preparados para enfrentar as situações que podem vir a surgir.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência