A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE MONITORIA TEÓRICAS DE FISIOLOGIA E HISTOLOGIA INTEGRADAS COMO FERRAMENTA NO APRENDIZADO DE FISIOLOGIA HUMANA PARA GRADUANDOS EM MEDICINA

Autores

  • Maria Suelly Nogueira Pinheiro
  • Matheus Zaian Rodrigues de Fonseca Lira
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

INTRODUÇÃO: Tipicamente, temas de fisiologia e histologia são lecionados em aulas separadas nos cursos das áreas biomédicas. Tal modelo evoca diversas ocasiões nas quais a integração dos conhecimentos das disciplinas é vital, mas não é feita de modo fluido ou eficiente. Ao realizar uma monitoria conjunta, de modo a apresentar os assuntos de ambas as áreas harmônica e simultaneamente, espera-se conferir maior integração dos conteúdos entre as disciplinas. METODOLOGIA: A atividade de monitoria foi feita com a turma de Medicina (SF0692 - Sistema Gênito-Urinário) de 2019.1, na presença de um monitor de fisiologia e um de histologia. A turma foi exposta a uma apresentação conjunta dos dois monitores sobre o tema central de “Mecanismos Tubulares” e, antes disso, a um pré-teste sobre o assunto. Após a atividade, os alunos foram sujeitos a um questionário opinativo e a um pós-teste com as mesmas questões do primeiro, cujo gabarito foi disponibilizado poucas horas mais tarde. RESULTADOS: Participaram da atividade, voluntariamente, 15 alunos (19% dos alunos matriculados na turma), os quais responderam ao pré- e pós-teste, assim como o questionário opinativo. Todos os alunos participantes alegaram que o método os proporcionou um melhor nível de aprendizado geral no módulo de Gênito-Urinário, entre os quais, numa escala de 0 a 10 (0 nada importante, 10 muito importante), 73,3% atribuíram nota igual ou superior a 9 à importância da atividade na correlação entre as disciplinas no módulo. No entanto, foi relatado escassez do uso de lâminas do acervo da faculdade na apresentação, a qual deve ser reformulada para atender tal queixa. CONCLUSÃO: A atividade conjunta envolvendo conceitos em fisiologia e histologia humana exibiu bom parecer pelos alunos, podendo ser apurada com melhorias no material didático de apoio.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência