A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA COM CASOS CLÍNICOS NA MONITORIA DE EMBRIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO

Autores

  • Sophia de Oliveira Martins
  • Ana Beatriz Graça Duarte
  • Matheus Zaian Rodrigues de Fonseca Lira
  • Renata Ferreira de Carvalho Leitão
  • Ana Beatriz Graca Duarte

Resumo

Introdução: Diversos estudos em educação tem questionado a metodologia tradicional de ensino como expositiva e centralizadora e enfatizado a importância de ensino integrativo para a área da saúde, baseado em situações-problema. Diante disso, propõe-se a utilização de uma metodologia ativa na disciplina de embriologia, do ciclo básico do curso de medicina, com divisão de grupos de discussão de casos clínicos visando integrar o ciclo básico ao clínico. Objetivo: Estimular um vinculo entre a embriologia e a clínica, bem como uma postura ativa e cooperativa dos alunos. Metodologia: Foi feita uma disponibilização prévia do material de estudo de embriologia no módulo de sistema urinário e realizado um pré-teste com alunos do segundo semestre de medicina da UFC. Durante a monitoria, foi realizada a apresentação de dois casos clínicos reais com debate mediado entre os grupos, integrando com o conteúdo de embriologia do sistema em questão. Por fim, foi realizado um pós-teste, com avaliação da monitoria. Em seguida, foi questionada a eficácia do estudo prévio na compreensão da embriologia e da clínica, e se houve postura ativa e cooperativa. Resultados: 73,3% dos participantes concordou e reforçou a importância da integração clínica e a embriologia. Além disso, 66.67% dos alunos concordou e percebeu o vínculo entre o ciclo básico e a clínica. 79,97% concordou que houve postura ativa e cooperativa nos grupos. Conclusão: A apresentação e discussão de casos clínicos antes da apresentação do conteúdo da disciplina de embriologia levou a uma percepção positiva, pela maioria dos alunos, acerca da integração das disciplinas do ciclo básico, como a embriologia e a importância da cooperação entre alunos e sua postura ativa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência