A UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS VIRTUAIS NO APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE FARMACOLOGIA.

Autores

  • Renata Mayara Dias Pereira
  • Thais Maria Lopes de Sousa
  • Samia Jéssica da Silva Tavares
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge
  • Vilma Lima
  • Vilma de Lima

Resumo

Introdução: A disciplina de Farmacologia é extremamente importante para formação dos alunos dos cursos da área da saúde. Sendo o primeiro contato com as bases farmacológicas e por haver um grande volume de conteúdo, a contribuição dos monitores para a consolidação do aprendizado é muito solicitada. O exercício de monitoria envolve várias atividades como grupo de discussão e sessão tira dúvidas em sala de aula, bem como aquelas realizadas à distância. Objetivo: Buscou-se avaliar a relação entre assiduidade às atividades realizadas presencialmente e o percentual de acertos dos quesitos dos formulários via internet dos alunos de graduação em odontologia. O intuito dos questionários foi estimular a pesquisa das respostas, complementando a revisão para as avaliações. Metodologia: Para tanto, foram elaboradas entre 10 e 20 questões por tema ministrado enviadas aos alunos logo após tais atividades. Nesse estudo foram considerados os seguintes grupos de temas: I. Sistemas adrenérgicos e colinérgicos, II. Anticoagulantes e hemostáticos e III. Anestésicos locais e vasoconstritores. Inicialmente foram analisadas a assiduidade dos alunos nas atividades de monitorias e observou-se que dos 41 alunos matriculados, 90% compareceram às atividades sobre sistemas adrenérgicos e colinérgicos; 88% sobre anticoagulantes e hemostáticos e 85% sobre anestésicos locais e vasoconstritores. Em relação à participação online para responder os formulários, o grau de acertos para o temas I, II e III foram de 81%, 69% e 77%, respectivamente. Conclusão: Dada a boa adesão por parte dos alunos tanto nos GDs quanto na resolução dos formulários, evidencia-se a efetividade das atividades de monitoria, sendo considerado satisfatória. Apoio: PID-UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência